5 Marcas sustentáveis pra você conhecer

1412423_732432350202980_3014454994151612181_o

Quem me segue no Instagram (@bycarolmoreira) já percebeu que eu venho fazendo algumas mudanças na minha vida, no meu dia-a-dia como estudante, consultora e consumidora de moda e no meu estilo de vida como um todo. Tentando (e aprendendo) a fazer escolhas mais conscientes e que me façam sentir melhor, e me sentir mais leve ao olhar para o mundo que me rodeia!

Assim, venho cada dia mais me analisando, diminuindo minha tendência a consumir “tendência” e principalmente aprendendo a sustentabilizar meu armário, e a multiplicar as peças que eu já tenho! (e pensando muito, mas muito mesmo, ao entrar em uma loja e querer comprar alguma coisa. Muito louco me ver assim nos dias atuais, porquê há 1 ano atrás isso era apenas planos para meu futuro como ser humano, e hoje, o futuro chegou.)

Pensando nisso, quis criar esse post, para compartilhar algumas (das muitas e incríveis) marcas bem legais, que se preocupam com o meio ambiente, com o que usamos, com quem faz e com quem usa! Essa galera super antenada e criativa, buscam alternativas ao imediatismo e a massificação, resgatando o trabalho “feito a mão”, dando vida a peças antigas que não eram mais usadas ou iriam para o lixo, fazendo uma verdadeira reciclagem fashion, produzindo peças incrivelmente estilosas, na maioria das vezes únicas e exclusivas, e o melhor: preocupadas com nosso futuro. Veja a lista a baixo para colocar no seu radar fashion.

A Insecta Shoes (@insectashoes) nasceu no comecinho de 2014 e é uma daquelas marcas que dá orgulho de ter no armário: vegana, sustentável, artesanal e cheia de produtos exclusivos. A marca carrega a história de três mulheres, que criaram essa etiqueta de sapatos,  que mesmo com pouco tempo de vida já está dando o que falar. Elas participam de feiras e vendem pela internet para o Brasil inteiro.

Moda-Sustentável-Insecta-Shoes-Sapatos-veganos

Todas as peças da marca são feitas a partir de roupas antigas. Sabe aquela saia estampada que você guarda há anos no armário e nunca conseguiu usar? Ele poderia virar um oxford incrível nas mãos de Pam, Babi e Laura. No ano passado, eram apenas três modelos de calçados e agora já são sete, com a promessa de uma sandália nova, uma linha com matéria prima feita a partir de garrafa pet e algodão reciclado. Demais né?

insecta-shoes-marcas-sustentaveis 1412423_732432350202980_3014454994151612181_o 1-insecta-shoes-sapatos

A Etc Carioca (@etccarioca) é uma marca de acessórios produzidos apenas com lascas de pedras naturais descartadas por pedreiras certificadas e utilizando metal de fabricação nacional. Todo esse trabalho incrível é desenvolvido tendo como princípio o conceito slowfashion, estímulando um consumo sustentável, consciente e responsável. (olhem esse meu colar que usei na noite de reveillon que coisa mais maravilhosa)

IMG_1985

A Etc Carioca levanta a bandeira de ser mais e possuir menos, com pilares de atemporalidade, versatilidade e durabilidade das peças. Por esse motivo não fabricam coleções específicas para cada estação! Os acessórios são desenvolvidos a fim de permanecerem na linha de produção por tempo indeterminado. Toda a produção é artesanal, o exige mais tempo de fabricação. Nesse sentido o preço praticado pela Etc Carioca é considerado justo, não só para os fabricantes, mas para nós, clientes!

17077097_751216148369461_1017949520220127232_n

O Re-Roupa (@reroupa) é um projeto que propõe a criação de roupas novas a partir de matérias primas que eram consideradas resíduo: fins de rolo de tecido, retalhos, roupas com pequenos defeitos, propondo ir na contra-mão do processo acelerado que dita as tendências da moda cuja lógica são produções efêmeras. Eles acreditam que é possível estender o ciclo de vida dessas roupas que já existem, usando processos criativos inovadores como ferramenta.

IMG_0192 re_roupa-9430

Nascida em 2012 no Rio de Janeiro, a Zerezes (@zerezes) utiliza de materiais de baixo impacto ambiental e alto impacto sensorial, para criar óculos solares para durar uma vida toda. É uma marca de óculos guiada pelo design e respeito com a matéria prima e pessoas envolvidas na sua história. Com desenhos e processos orientados para a longevidade e um arranjo produtivo local – todo situado no RJ -, a marca se guia por práticas de trabalho e comércio justos, diálogo próximo ao cliente e uma garantia eficaz e transparente.

mequetrefismos-oculos-de-sol-sunglasses-zerezes-sustentavel

A Dre Magalhães (@studiodremagalhaes) produz cintos, colares, bolsas de corda  com miolo 100% biodegradável (super leve) – um dos materiais mais expressivos de suas coleções, além de outros materiais como algodão, malha, borracha, resina e metais. O trabalho manual dá origem a produtos mega originais, que ajudam a produzir um estilo super cool e moderno.

moda_sustentavel_dre_magalhães

 A moda sustentável ainda é pequena, mas muito significativa. Todos nós convivemos com excessos: grandes produções das fast fashions, o imediatismo incorporado à internet e o nosso poder de compra. A moda precisa desacelerar, respirar, pensar, diminuir produções e causar menos danos ao meio ambiente.

Antes de você sair comprando, é preciso parar e refletir. Eu preciso realmente dessa peça? Vou usar quantas vezes? Quem fez? Uma criança? É importante também conhecer a marca, o processo de fabricação, o material utilizado, quem está por trás do processo de fabricação (trabalhadores), sua durabilidade, saber se a marca se preocupa com o planeta…

Conhece outras marcas que são sustentáveis? Conte para gente!

Beijos,

Carol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *