BEFW – A primeira Semana de Moda Sustentável do Brasil

IMG_3417

Como vocês acompanharam pelo Instagram (@bycarolmoreira), viram que eu estive em São Paulo há uns dias atrás, para a primeira semana de moda sustentável do Brasil, o Brasil Eco Fashion Week, né? O evento nasceu como resposta à crescente demanda contemporânea por um mercado de moda engajado a valores humanos, consciência de consumo e preservação ambiental. Lá, pude conhecer de perto muitas marcas que eu já acompanhava virtualmente e posso falar? UAU! Quanta gente bacana, quantas ideias incríveis, quantos projetos inspiradores… E vou compartilhar aqui com vocês (aos poucos) um pouco do que eu vi lá… O que acham?

Resultado de imagem para befw

Uma coisa é fato verídico nos dias atuais, a sustentabilidade já passou de ser uma tendência para se tornar uma NECESSIDADE. E a galera está botando a mão na massa real, fazendo acontecer e já são a mudança que querer ver no mundo. Assim, nasceram marcas incríveis como:

  • a Comas: (@comas_sp) através de suas roupas que são produzidas por meio da técnica de upcycling, processo que recupera, transforma e dá um novo significado aos produtos descartados pela indústria ou antigos donos. A principal matéria-prima da Comas são as camisas masculinas que já perderam sua função no guarda-roupa, e acabam ganhando cara nova, como vestidos, saias, calças e blusas femininas sob o olhar atento da estilista Agustina Comas, uma Uruguaia fofa. Ao lado da equipe, ela identifica os melhores tecidos e escolhe aqueles que, segundo um conceito de design elaborado ao longo dos últimos anos, são os ideais para dar vida a novas peças.

IMG_3415IMG_3416 IMG_3417

  • Assim também trabalha a Vert Shoes, (@vert_shoes) criada pelos franceses e amigos de infância François Ghislain Morillion e Sébastien Kopp, quando em uma viagem pelo Brasil, se encantaram com a floresta Amazônica e com os recursos naturais e humanos do no nosso país. Apaixonados pela cultura sneaker, decidiram criar uma marca de tênis com um propósito diferente. Uma marca que transmite valor em sua concepção. Um produto de moda atemporal, com design urbano e minimalista, que respeita em sua cadeia produtiva, a natureza e o ser humano.

O projeto da VERT cria uma corrente positiva e incrível através de seus tênis que são feitos com algodão orgânico ou reciclado e de comércio justo para a lonas dos produtos, usando borracha nativa Amazônica e de comércio justo para as solas, também usam garrafas plásticas recicladas para criar um tecido tecnológico, criados em uma fábrica de alto padrão que respeita e cumpre com todos os direitos dos trabalhadores, o que gera um tênis com design minimalista, a partir de tecnologias inovadoras. Legal, né?

IMG_3412IMG_3411

  • Assim também nasceu a Mescla (@mesclaroupas), criada a partir da ideia de mudar o conceito da moda carioca, Lucas Arcoverde – Designer e fundador da marca, apaixonado por design, sentia falta de marcas que comunicassem a criação e a história por trás de cada peça, onde o produto não fosse apenas uma expressão visual. A partir desse conjunto de ideias, surgiu a Mescla, marca de camisetas e bermudas sustentáveis e ecológicas, feitas de algodão orgânico e fibra de garrafa pet reciclada. (achei incrível ver de perto, o tecido parece um linho, e a cor já se dá através da mistura das cores das garrafas pets recicladas, e assim não usam corantes químicos) Com desenvolvimento de maneira consciente, a marca alinha um produto sustentável e consciente, com garantia de modelagem e acabamento. Adorei conhecer! (na foto, Lucas Ramon, que também está por trás da marca) E vocês? O que acharam?

IMG_3413

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *