DESAFIO 1 LOOK POR UMA SEMANA 1

IMG_8959

Vocês acompanharam durante a semana passada no meu Instagram (@bycarolmoreira) que eu participei do desafio de usar  #1LookPorUmaSemana, né? Mas antes deixa eu explicar pra vocês como que isso funciona…

FullSizeRender

Esse movimento idealizado em começo de Julho de 2017, pela escritora e jornalista de moda, Lilian Pacce (foto a cima), visa incentivar o CONSUMO DE MODA CONSCIENTE em prol da sustentabilidade, diminuindo o desperdício de agua e energia nas lavagens das roupas e fazendo com que você sustentabilize mais o seu armário.

Daí você me pergunta: como assim Carol?

Fácil! Usando sua criatividade, e montando produções diferentes, usando um look base durante a semana toda! Por exemplo, escolha uma saia, que é uma peça mais versátil, principalmente caso haja variações de temperatura, você pode usá-la com meia-calça por baixo num dia mais frio, com uma camisetinha mais leve e sandália aberta ou tênis no calor e se aparecer alguma reunião de trabalho na semana, que tal com uma camisa e um scarpin?

IMG_9472

Pra te ajudar, é só lembrar que 1 única peça de roupa pode te dar várias opções de combinações e não só com a mesma parte de cima, de baixo, sapatos, acessórios ou terceiras peças, como muitas vezes a gente se acostuma usar. (isso vai te mostrar quanta coisa legal você tem guardada aí.) Aposto que as vezes você também se pega no modo automático de montar determinado look sempre do mesmo jeitinho, né? E isso é um dos pontos que o desafio me fez pensar: que com as mesmas 1 ou 2 peças de roupa, dá pra criar muiiiitass ideias diferentes de looks, estilos e ocasiões. Ah, e claro, questionar a indústria da moda e quebrar um paradigma que com esse avanço das redes sociais, ficou ainda mais forte, o de NÃO repetir roupa! (oi?) O que não faz sentido algum quando pensamos que a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo e que usamos em média APENAS 7 vezes uma única peça de roupa!

Eai? Deu pra entender como funciona, né?

S

Então vamos lá… Para muita gente pode ser que seja realmente muito difícil, mas pra mim, confesso que não foi. (fiquei até surpresa) Foi mais fácil do que eu pensei. Pois saber que eu só teria que pensar nos acessórios e terceiras peças que eu usaria, ajudou muito na otimização do meu tempo e o mais legal é que me deu oportunidade de usar peças que eu geralmente não uso muito e que estavam paradas no meu armário há um teeeempo já.

DIA 1 – START NO #1LOOKPORUMASEMANA

“Hoje aproveitei a energia do Eclipse e me desafiei a entrar nesse movimento, que nos convida a rever nosso estilo de vida e fazer algumas mudanças, como acabar com essa história de que “não é chic repetir roupa”! Chegou a hora de usar a criatividade minha gente!

Então pra começar, escolhi uma regatinha branca e a saia envelope verde militar, que são minhas peças base, as que eu vou repetir todos os dias, durante essa semana! Aaahh, eu posso variar os acessórios e caso eu queira, adicionar uma terceira peça, tá? Mas na verdade, o mais interessante seria usar o mínimo de roupas possível! (Prometo tentar!)

Primeiro dia, saia + regata + casaquinho floral (que no final do dia já estava amarrado na cintura) + slipon de oncinha + bolsa para o dia-a-dia na cor marsala + brincão de concha! Acho que comecei bem! E vcs? O que acham?”

IMG_8858

 DIA 2 – ORANGE IS THE NEW BLACK

“Peças base + blazer curtinho assimétrico laranjão | o dia amanheceu meio fechado por aqui hj + sneakers | faz tempo que eu não usava esse, que tem uma anabelinha super confortável + colar de sementes bem grandonas, que era da minha vó + mochila de oncinha | pra quebrar um pouco da seriedade que o blazer criou com a saia! Deu certo e ficou mais minha cara, né?! Ainda tenho mais 3 dias! Uhuuullll! Estou adorando! ⭐️”

IMG_8947

DIA 3 – ARRASTÃO

IMG_8959

“Hoje acordei querendo algo mais diferente e tirei essa meia rastão do armário + mocassim tomboy (sapato feminino com características masculina, mais pesado e grosseiro) + camisa preta amarradinha (pra dar um charme mais delicado) + brinco de argola, que voltou com tudo, direto dos anos 2000! Adorei a proposta e já quero usar essa meia com um jeans bem rasgadão! “

IMG_9047

DIA 4 – CÉU AZUL

“Se tem uma combinação que eu acho linda e adoro, é a de verde oliva ou militar com tons de vermelho! E hoje fui assim, de camisão longo verde oliva, com bordado de folhagens e rosas vermelhas nas costas + botinha bordô + bolsa vermelha + lencinho amarrado na alça da bolsa / famoso truque de styling. E amanhã já é o último dia gente e nem doeu! O que vcs estão achando?”

IMG_9115

Ah, completei o look com esse colar maravilhoso da EtcCarioca, feito artesanalmente a partir de lascas de pedras naturais descartadas pela indústria! Incrível, né?

IMG_9096

DIA 5 – #1LOOKPORUMASEMANA CONCLUÍDO COM SUCESSO

“Bem no clima de sexta-feira, com a saia e a regatinha que já estavam pedindo arrego (verdade seja dita) + camisa jeans (amo essa lavagem de azul claro) + tênis jeans (com amarração no tornozelo, mais uma dica da minha lista de truquezinhos de styling) + bolsa verde militar com alça bordada.”

IMG_9244

DICAS DE OURO DA LILIAN PACCE:

1 – Quando você achar que a roupa tá precisando de um up, a deixe pendurada no banheiro enquanto você toma banho: o vapor da água quente vai fazer milagre (e ainda vamos economizar no ferro, né?)
2 – Acessórios, casaco e sapato são coisas que a gente não lava após cada uso, então pode abusar na troca deles! E se você anda lavando o casaco toda vez que usa… (Oiiii??? Como assim?! Não precisa, né?)
3 – O desafio conta 5 dias úteis, mas se você conseguir estendê-lo pro fim de semana, PARABÉNS!

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

É engraçado como nosso interior também sente esse movimento! Sei lá, é uma sensação de pertencimento, de poder lembrar as pessoas a se olharem no espelho e se amarem de verdade, a usarem mais vezes aquela roupa que elas tanto adoram, que se sentem lindas e poderosas, mas não repetem o look pois tem medo de serem julgadas, sabe como é, né? (você só tem essa roupa?) Mas confesso que esse sentimento de liberdade só acontece, quando entendemos que lá no nosso interior, mais lindo e puro, nós somos lindas, cada uma do seu jeitinho, com suas curvas, com suas marcas, porque no final das contas, as pessoas gostam de nós pelo que somos na essência e quem tiver que ficar, sempre vai estar ao nosso lado, independente do #lookdodia ou da marca do sapato! E a (triste) realidade de consumismo que vivemos só vai mudar, quando nós mudarmos! E eu estou aqui levantando essa bandeira, e te convido a vir junto comigo!

#MENOS1LIXO #CONSUMOCONSCIENTE #SLOWFASHION


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “DESAFIO 1 LOOK POR UMA SEMANA